Páginas

domingo, 17 de outubro de 2010

AGENDE-SE LANÇAMENTOS DA POEMAS

XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE POESIA HOMENAGEIA FERREIRA GULLAR

              
         Pela primeira vez nos últimos quinze anos o Congresso Brasileiro de Poesia não é realizado na primeira semana de outubro e sim, no final do mês. A edição deste ano acontece de 25 a 29, na cidade de Bento Gonçalves e homenageará os 80 anos de Ferreira Gullar.
          Como já é tradição, mais uma vez a Capital Brasileira da Uva e do Vinho abrirá suas portas para a caravana de poetas que participarão da décima-oitava edição do Congresso Brasileiro de Poesia, um dos maiores encontros de poetas da América.
Tendo como tema “O viajante da Poesia”, em homenagem ao poeta Ferreira Gullar, aproximadamente cento e cinquenta poetas dos mais diversos estados brasileiros e de alguns países já confirmaram presença e participarão de uma programação diversificada com muitos recitais, performances, rodas de poesia, espetáculo teatral, palestras nas escolas e debates sobre as diversas formas do fazer poético.
A abertura do evento acontece no Salão Nobre da Prefeitura Municipal às 17 horas do dia 25, com performance do grupo carioca “Simplesmente Poesia” e um recital em homenagem ao poeta Oscar Bertholdo, por parte de alunos da Escola Estadual Dona Isabel.
À noite, no anfiteatro Ivo Da Rold, na Fundação Casa das Artes, acontece mesa redonda sobre a obra do poeta Ferreira Gullar, coordenada por Eduardo Tornaghi, seguida de performance e recital poétco.
A partir da manhã de terça-feira, as atividades acontecerão no auditório do SESC, Biblioteca Municipal, Vai Del Vino e nas escolas do município.

Escolas continuam sendo prioridade do evento

Trinta e duas escolas do município participarão do evento deste ano, recebendo os poetas em suas dependências e doze delas deslocarão alunos para participar de atividades que acontecerão nas dependências do SESC. Os poetas também irão ao Presídio Municipal, APAE, Lar do Ancião, Centro de Atenção Psico-Social e ao Hospital Tacchini.
           Entre os principais projetos que tradicionalmente compõem a programação oficial do evento destacam-se: “Poesia na vidraça” (que começa a ser executado já na terça-feira, dia 19, e consiste na utilização das vitrines das lojas do centro da cidade para exposição de poemas de autores brasileiros), “Poesia numa hora dessas?” (quando poetas apresentam recitais em repartições públicas e privadas), “Uma idéia tece a outra” (realizado na Biblioteca Municipal e que consiste no ‘empréstimo’ de um poeta a uma turma de alunos), além das tradicionais rodas de poesia na Via del Vino.

Recitais deverão fazer a diferença

           Os organizadores mais uma vez apostam na realização de recitais de diversas correntes poéticas para garantir o sucesso dos eventos. Neste ano, dividirão o palco do SESC e de algumas escolas performances poéticos dos estados do Amapá, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul além de México, Chile e Uruguai.
           No palco do SESC, além doS grupo “Poesia Simplesmente” E “Tatamirô”, também apresentarão recitais e performances os seguintes poetas: Renato Gusmão, Marcos Bahrone, Artur Gomes e May Pasquetti, Dalmo Saraiva, Jiddu Saldanha, Telma da Costa, Edmilson Santini, Tanussi Cardoso e Delayne Brasil, Casa do Poeta de Camaquã, Casa do Poeta Latino-Americano, Confraria Cappaz e Comunidade Poemas à Flor da Pele.
           Junto com o XVIII Congresso Brasileiro também serão realizados o XVIII Encontro Latino-Americano de Casas de Poetas, a XV Mostra Internacional de Poesia Visual, neste ano coordenada pelo poeta português Fernando Aguiar, e o XXI Salão Internacional de Artes Plásticas do Proyecto Cultural Sur/Brasil, organizado pela AAPLASG.
O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, através da Secretaria Municipal de Educação, SESC e é realizado pelo Proyecto Cultural Sur/Brasil. O apoio é da Câmara de Vereadores e Sindilojas.

(release Proyecto Cultural Sur)

contatos:  
Ademir Baca - adebach@gmail.com
telefone: 54-81230034 
Soninha Porto - heisoninha@gmail.com
telefone: 51-81230759

sábado, 16 de outubro de 2010

LIVRARIA CULTURA EM PORTO ALEGRE RECEBE DEZENAS DE POETAS PARA O LANÇAMENTO DA POEMAS

PORTO POESIA 4

O evento que aconteceu sexta-feira à noite, 11 de outubro, foi bastante concorrido pelo público do meio literário e cultural da cidade.




O mezanino do Centro Cultural Erico Verissimo, a partir das 19 horas, ficou lotado e abriu à população o Porto Poesia 4 e 2ª Mostra de Livros e não livros, que, segundo a organização, é considerado o maior Festival Anual de Poesia no Brasil.

Os organizadores Celso Sant'Anna, Gilberto Wallace, Jaime Medeiros Júnior, Marcos Celso Huffell Viola, Mariangela Grando, Renato de Mattos Motta receberam a todos com um coquetel de pastas e vinhos, regados a uvas e morangos: os verdadeiros sabores da poesia.

O espaço bastante iluminado foi embelezado com banners de diversos poetas conhecidos, entre eles Sandra Santos, Ricardo Silvestrin, Mário Pirata e Armindo Trevisan.

A partir de 12 de outubro, até 17 de outubro, diariamente das 16 h às 22 h, os interessados podem percorrer as diversas salas do Centro Cultural, onde poderão usufruir de momentos especiais de arte e poesia. O programa está imperdível com homenagens a grandes nomes, entre eles Cesar Pereira, saraus, exposições de artes e palestras.

Lá estiveram, também, os poetas e escritores gaúchos Alcy Cheuiche, Adroaldo Bauer, Mário Pirata, Cláudia Gonçalves, o paraense Renato Gusmão, de passagem para o Chile e para o evento de Bento Gonçalves, na serra gaúcha.

Presentes, também, o Professor Cesar Pereira, o músico Massaretti, os poetas e escritores Rubi, Flor Ribeiro (Casa Mário Quintana), e esposo e Vladimir Cunha dos Santos.


Agende-se no blog PORTO POESIA
http://portopoesia.blogspot.com/

O QUÊ: PORTO POESIA 4

QUANDO: 12 a 17 de outubro, de terça a sexta-feira, das 16 h às 22h
ONDE: Centro cultural Erico Verissimo, Rua dos Andradas, 1223
Porto Alegre - Rio Grande do Sul


Soninha Porto

heisoninha@gmail.com
fone 82230759

LANÇAMENTO POEMAS À FLOR DA PELE EM COROATÁ

Walthênia, Edmilson Braga e Esther Gonçalves


As poetas Esther Gonçalves e Walthênia Kelline Lima, participantes da Antologia, volume 2, da Poemas à Flor da Pele, puderam enfim, lançar seus livros na cidade onde moram: Coroatá/Maranhão.
 

Participaram de grande sarau literário, no dia 23 de setembro de 2010, das 18:30h às 22h, no Centro Comunitário Rua do Sol, no Centro da cidade, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), destacando-se Eldo Melo Viana, como Mestre de cerimônias,  e Márcia Viana, que se encarregou de todos os detalhes do evento.
 

Estiveram presentes, na oportunidade, várias autoridades locais como o Prefeito Luis Mendes Ferreira, o Secretário de Educação Odair José e o Diretor da Complexo Educacional do Ensino Fundamental - CEEF, Edmilson Braga.
 

O local foi especialmente preparado para recepcionar um grande número de convidados, professores, alunos e a sociedade local. Nas laterais do Centro Comunitário foram colocados estandes para os poetas e escritores oferecer seus cartazes, livros e banners, espaço muito prestigiado por todos os presentes. 
Walthênia Lima, filha de Esther, ficou responsável pelo estande de livros da Poemas e da Poesia do Brasil, que foi um sucesso de procura.
 

Eldo Viana, apresentador do momento lítero-musical, após o Hino Nacional deu início a noite de apresentações, chamou poetas e escritores famosos da cidade, como o Dr. Manoel Matos, Zé do Combate e Esther Gonçalves  para compor a mesa. "O momento foi gratificante", segundo elas, os convidados eram conduzidos por um casal, com música de Kenny G ao fundo, numa passarela central, coberta por um grande tapete verde.
 

O evento teve de tudo, performances poéticas, música, leitura de poemas, dramatizações feitas por alunos, dos poemas de homenageados presentes e, ao final, o Prefeito Luis mendes brindou a todos com um cordel de sua autoria.
 

O ponto alto do evento foi a apresentação de Esther Gonçalves, com slides de seus poemas, do livro da poemas à Flor da Pele  e do Poesia do Brasil, sendo muito aplaudida e, também, da poeta iniciante, a menina Laissa, 14 anos, filha de Simone Salazar, importante nome da literatura da cidade.



O INSTITUTO CULTURAL NELSON FACHINELLI


O sonho de amigos está virando realidade!

Flashes do evento na FECI, em Porto Alegre

Os amigos, poetas e escritores gaúchos, Dr. José Moreira da Silva, Maria Clara Segobia e Suzette Silveiro Sozinho, sonharam, compartilharam idéias e desses encontros o que era sonho virou realidade: a criação do Instituto Cultural Nelson Fachinelli.
O objetivo principal do grupo é formar um acervo em memória de NF, grande escritor, poeta, e ativista cultural gaúcho e difundir as idéias fachinelianas.
Em Assembléia Geral Extraordinária, no dia 23 de setembro, a partir das 19h, na Fundação de Educação e Cultura, do Sport Club Internacional de Porto Alegre - a FECI, o grupo recebeu amigos, seguidores e admiradores de NF, que aprovou o Estatuto, e, por aclamação, conduziu a Diretoria da nova entidade:

Presidente: Maria Clara Lopes Segobia
Vice-Presidente : Dadier Juarez Larrosa
1º Secretário : Suzette Silveiro Sozinho
2ª Secretário: Sonia Maria Ferraresi
1º Tesoureiro: Cecília Pereira Chagas
2º Tesoureiro: Neusa Wolff
Diretor de Patrimônio : Rossyr Berny
Diretor Cultural: Santa Ineze da Rocha Soares
Diretor de Divulgação : Alcione Sortica

Conselho Fiscal

Membros Efetivos
Dr. José Moreira da Silva
Cesardo Julio Vignochi
Áurea Elena Pereira Chagas

Suplentes:

Olga silveira
Ivone Sortica
Marlene Balau
O local para realizar o ato solene, a FECI, foi oferecido gentilmente, pelo Presidente Cesardo Vignoci, amigo pessoal de Nelson, que era colorado fervoroso e fez parte da Fundação.
No discurso de posse, Maria Clara Segobia, muito emocionada, agradeceu a presença e o apoio incondicional que recebeu de todos, para levar adiante a idéia do Instituto e pediu que sejam somados esforços para Entidade cumprir os objetivos a que se propõe.

* Nelson Fachinelli, nasceu em Porto Alegre, dia 9 de novembro de 1935
e faleceu dia 26 de abril de 2006, aos 70 anos.

Soninha Porto
heisoninha@gmail.com
fone 51-82230759

terça-feira, 12 de outubro de 2010

JOSÉ MOREIRA DA SILVA NA ACADEMIA RIO-GRANDENSE DE LETRAS



O Moreirinha como é chamado pelos amigos mais íntimos, brilhante personagem da literatura gaúcha, será o mais novo Acadêmico da Academia Rio-Grandense de Letras, na Cadeira, nº 36, cujo Patrono é Lindolfo Collor e que teve como último ocupante Lothar Francisco Hessel.
Esse grande poeta e escitor, nasceu em Pau d’Alho, Pernambuco, em 1927, e veio para o Rio Grande do Sul na década de 50 e aqui fez sua morada.
Doce e talentoso,  é um dos maiores estimuladores do associativismo literário, no Estado do Rio Grande do Sul,
É Oficial do Exército Brasileiro, da reserva, Mestre Maçom, Ativista cultural, Cronista, Ensaísta, Crítico literário e atua como Advogado. Recentemente realizou um dos seus maiores sonhos, ajudou a criar o Instituto Cultural Nelson Fachinelli, em homenagem ao amigo e parceiro de tantas jornadas culturais.
É autor de diversos livros, entre eles, "Atilhos", lançado em 2008.

O quê: Ato solene de posse do Acadêmico José Moreira da Silva
            Cadeira 36, Patrono Lindolfo collor
Quando: 28 de outubro de 2010, às 17 horas
Onde: Auditório do Memorial do Rio Grande do Sul , 
           Rua 7 de Setembro, 1020, (Praça da Alfândega - Centro)
           Porto alegre - Rio Grande do Sul  
  
Soninha Porto
heisoninha@gmail.com
fone: 51-82230759