Páginas

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

POEMAS À FLOR DA PELE EM BENTO GONÇALVES

A comunidade Poemas à Flor da Pele participou, com destaque e brilho, das atividades do XXVII Congresso Brasileiro de Poesia que se realizou em Bento Gonçalves_RS de 5 a 10 de outubro do corrente ano.




Grupo da Poemas na árvore histórica,
refúgio do imigrante que chegava no início do século,
Caminho das Pedras, Bento Gonçalves

Sob a coordenação de Soninha Porto, incansável ativista cultural e poeta gaúcha, assessorada de perto por Marcinha Martins, jornalista e poeta de Porto Alegre, recebeu poetas de várias unidades da federação e promoveu o 2º Encontro Nacional da Comunidade, que começou no Orkut, como tantas outras, mas devido ao esforço de sua direção e a participação ativa de muitos dos seus membros, que atuam em níveis estaduais, ora como moderadores, ora como representantes, hoje já se apresenta no cenário nacional como uma Associação Cultural, que visa à promoção e à divulgação da cultura e principalmente da poesia em nosso país.


Soninha Porto e Marcinha Martins




É a única comunidade a participar, pelo segundo ano consecutivo, das atividades do Congresso Brasileiro de Poesia, interagindo junto aos demais artistas e poetas que atuam durante o evento, inclusive junto às escolas de Bento Gonçalves, e mostrando o que tem a oferecer ao público em termos performances, projetos e poesia.



Pelo segundo ano, organizou e editou a antologia POEMAS À FLOR DA PELE, desta vez com mais de 60 (sessenta) poetas participantes e, devido ao sucesso do primeiro, editou o segundo livro infantil, intitulado POEMAS À FLOR DA IDADE, que foi apresentado ao público infanto-juvenil daquela cidade.



 Na tarde do dia 8 de outubro de 2009, o auditório do SESC teve presença marcante do público, para ouvir Afonso Estebanez falar sobre A POESIA CONTEMPORÂNEA E SUA EXPLOSÃO NA INTERNET, sob a moderação da poeta/escritora de Brasília, Basilina Pereira.


Afonso Estebanez, poeta, escritor e palestrante convidado



Pode-se apreciar a performance do artista Marco Bahone, seguida de apresentações dos poetas da comunidades, com intervenção do artista Dalmo Saraiva e Glauter Barros e uma homenagem à Soninha e aos membros da Poemas à Flor da Pele prestada por Silvia de Araújo Motta, poeta del mundo de Belo Horizonte, que ofereceu o certificado do Clube Brasileiro de Língua Portuguesa de BH, momento marcante daquela tarde.

Marcos Bahrone, talento!



Dalmo Saraiva hilário


Glauter Barros em momento especial


Silvia Araújo Motta, encanta no evento da Poemas

Foi realizada uma homenagem especial com a música Redescobrir, de Gonzaguinha para todos os Poetas del Mundo presentes no evento, registrado com a bandeira do movimento trazida por Silvia Araújo Motta.


Os representantes dos Poetas del Mundo com a bandeira

Não pode deixar de ser mencionada a oficina de haicai ministrada pelo renomado haicaísta Jiddu Saldanha, grande artista e mímico, que só enriquece o evento do qual participa. Para encerrar o dia da Poemas, o grupo se reuniu para um jantar de confraternização no restaurante Canta Maria, num clima de muita alegria e poesia.



Marcinha, Basilina e B@by  no Canta Maria


Além de sua própria programação, o grupo participou de outras atividades do Congresso, a exemplo do projeto Poetas na Escola, quando se fez presente na Escola Municipal Ernesto Dorneles, com muita animação interagiu com crianças e adolescentes, que ouviram e falaram poesia.



Lena Ferreira, Ana Luiza e Soninha Porto com alunos da Escola Ernesto Dorneles

Participou também do projeto Poesia na Vidraça, onde deixou vários de seus poemas.


Poema na vidraça

Assistiu algumas palestras, com destaque para “Breve História da Poesia Ocidental” proferida pelo ilustre palestrante Dr. Armindo Trevisan, “O Poema Enquanto Obra de Arte” apresentada por Antônio Cícero, com a mediação de Sidnei Schneider e o debate “A Poesia na Crônica e a Crônica da Poesia”, levada a público pelos debatedores Rubem Penz e o prof. Dr. Marlon de Almeida, tendo como mediador o não menos brilhante prof. Ms. Fabrício Carpinejar.


Antonio Ortiz, escritor e mediador 
e Trevisan, palestrante convidado


Concluíndo, imprescindível externar de público os agradecimentos a Ademir Bacca, coordenador do Congresso, a Maria Clara, Andrea, Marlise, incansáveis em gentileza e simpatia, ao SESC local, que sempre tem sido parceiro e incentivador da cultura e a todos que de uma forma ou outra contribuíram para que o evento tenha transcorrido em clima de paz e sucesso.








Basilina Pereira
Poeta/escritora de Brasília
Moderadora/conselheira da Poemas à Flor da Pele
http://poesiasbasilina.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário