Páginas

sexta-feira, 17 de julho de 2009

SOBRE BELÔ POÉTICO


Virgelene Araújo, José Alberto Marques, poeta português
e Rogério Salgado

De 9 a 12 de junho aconteceu em Belo Horizonte-MG o V BELÔ POÉTICO, evento este que contou com a presença de quase 200 participantes, sendo a maioria da região, mas havia também poetas de quase todas as unidades da federação, sem falar nos convidados que vieram de Portugal e da Argentina para abrilhantar o encontro.

A cerimônia de abertura ocorreu no SESC Laces JK, quando foram homenageadas personalidades que se destacaram no cenário poético nacional, a exemplo do Sr Joanyr de Oliveira (DF), Amadeu Rossi Cocco (MG). Grupo LESMA (MG), Maria Clara Segobia (RS) e Mário Jorge (Póstuma) (SE).


Basilina Pereira fala seu poema


Ainda na cerimônia de abertura, foi possível apreciar a apresentação do poeta português José Alberto Marques, Sebastián Moreno e Laia, argentinos e o momento musical ficou por conta Zebeto Correa e Caio Junqueira Maciel, prata da casa, mas muito bem lustrada, por sinal. No dia 10, sexta-feira, iniciamos nossas atividades com uma visita ao Conjunto Arquitetônico da Pampulha, onde pudemos admirar a Casa de Baile, o Museu e a igrejinha projetada pelo arquiteto Niemeyer. À tarde, assistimos uma palestra sobre direitos autorais, proferida por Ana da Cruz, poeta, tradutora e agente cultural de Minas Gerais, assunto esse de grande interesse do público presente pela própria pertinência e o dia terminou com um sarau poético, mostra de performances e lançamento de livros dos poetas presentes.


José Alberto Marques


No dia 11, sábado, a manhã foi dedicada às crianças ( aconteceu pela primeira vez o Belozinho e alguns poetas visitaram crianças de um hospital local). À tarde, duas palestras despertaram o interesse dos participantes, sendo uma sobre o tema: “A poesia pode curar?” e a outra intitulada: “Há limite para emoção e técnica na produção poética?” A meu ver, este foi o debate mais interessante do evento, porque contou com opiniões bem diversificadas, alavancou protestos de alguns que veem a poesia apenas como resultado de um momento emocional, mas ao fim predominou o entendimento de que a técnica é indispensável para o desenvolvimento e o sucesso de qualquer obra de arte. À noite, aconteceu a teia poética que consiste numa apresentação de performances pelos poetas inscritos, com escolha e premiação dos 3 primeiros classificados. No último dia do evento, ou seja, no domingo, dia 12, um passeio a Ouro Preto fechou o encontro com chave de ouro, registrando também, por necessário, que na volta fomos recebidos no Pouso de Santo Amaro pelo proprietário, poeta Beto Moreira que, juntamente com sua esposa, proporcionaram-nos momentos maravilhosos com comidas típicas, música e um pequeno sarau. Há que se registrar com ênfase a simpatia e o empenho do casal Rogério Salgado e Virgilene, que não mediram esforços para que todos se sentissem bem e integrados ao ambiente poético, como também de toda a equipe de apoio, pessoas graduadas que deixaram suas funções rotineiras e, de forma voluntária, colaboraram com dedicação e entusiasmo, fazendo com que todos se sentissem bem por estar ali. Minha ressalva fica por conta de alguns atrasos, principalmente por ocasião do início das atividades, o que gerou algum prejuízo porque as etapas subseqüentes tiveram que ser condensadas, mas fora isso o que vai ser lembrado é a alegria de conhecer tanta gente interessante, rever alguns amigos de outras datas e saber que existem pessoas que amam a poesia e acreditam nessa magia que torna a nossa vida muito mais rica e colorida. Parabéns Rogério e Virgilene, conhecer vocês foi muito gratificante e obrigada pelos momentos incríveis que você nos proporcionaram.



Basilina Pereira – Moderadora –conselheira da comunidade Poemas à Flor da Pele e poeta de Brasília, que teve o privilégio de participar do V Belô Poético.

http://poesiasbasilina.blogspot.com

10 comentários:

  1. Amigos leitores, foi um prazer escrever esta matéria, para compartilhar com vocês um pouquinho da experiência de participar pela primeira vez do Belô Poético. O que está registrado nessa matéria é apenas uma síntese do que ocorreu durante oevento. Só mesmo participando pra se ter uma visão completa do encontro. Fica aqui o meu abraço.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS BASILINA
    ADORARIA ESTÁ PRESENTE, POREM NÃO PODERIA COM TANTOS EVENTOS MARCADO UM GRANDE BEIJO DA AMIGA DORA
    DEVE TER CIDO LINDO

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Basilina, pela postagem do evento V Belô Poetico, escrita de forma tão detalhada e carinhosa.
    Encheu-me a alma de emoção ao relembrar tantos momentos mágicos que lá vivenciei.
    Foi o primeiro evento do qual participo, visto que estou a engatinhar neste longo caminho do poetizar.
    Espero que nos encontremos em muitos outros eventos. Abraço lírico.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, poetisa. Saudades de todos.Com certeza o V BelÔ Poético foi demais.Estivemos lá e conferimos.O meu esposo voltou com uma visão melhor sobre ao meu trabalho...Graças ao Belô.Parabenizamos à todos que juntos empenharam-se de forma maravilhosa, para que tudo fluísse como fluiu.Antes de tudo, vimos a batalha e competência do casal duro na queda:Rogério Salgado e Virgilene...Saudades também da tagarelice do conterrâneo Bruno.

    ResponderExcluir
  5. Foi muito bom estar com os poetas e poetisas de todo o Brasil e do exterior, no V Belô Poético em Belo Horizonte - MG de 09 a 12/07/2009. Parabéns Basilina pela reportágem.
    Abraço
    Deomídio Macêdo (Ator/Poeta/Escritor)
    www.deomidio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Anita, como você não conseguiu postar,estou transcrevendo o seu comentário. Obrigada .

    Oi Basilina
    Li sua matéria sobre o Belô Poético e como não consegui deixar um comentário, escrevo via orkut.
    Você participou e escreveu sobre um evento genuinamente artístico, sem demais intenções embutidas.
    A arte poética tem destaque e valor na capital mineira, onde os organizadores se desdobram para oferecer algo que acalanta a inspiração, motiva o coração e tranquiliza a alma.
    Suas palavras foram animadoras: quem foi, terá vontade de ir novamente; quem não foi, vais se animar para o próximo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Basilina.
    Foi muito bom conhecê-la, embora tenhamos tecido diálogos tão rápidos. Estou amando seu livro.
    Queira Deus nos encontremos no próximo BelÔ!

    ResponderExcluir
  8. Bela reportagem,sobre o Belô poético!Vale ressaltar que a poeta mineira,Kédma O'liver também se fez presente,com brilhantes apresentações (inclusive como convidada).Representande da Cappaz onde é coordenadora de eventos.E parabenizo-a por mais uma vez abrilhantar o Belô,com seu carisma e poetar! A vc Basilina,meu abraço.

    ResponderExcluir
  9. Bela reportagem,sobre o Belô poético!Vale ressaltar que a poeta mineira,Kédma O'liver também se fez presente,com brilhantes apresentações (inclusive como convidada).Representande da Cappaz onde é diretora nacional de projetos.
    E parabenizo-a por mais uma vez abrilhantar o Belô,com seu carisma e poetar! A vc Basilina,meu abraço.

    ResponderExcluir
  10. Convite



    Lançamento do livro Poesia na Praça Sete – 1ª e 2ª Edição*.

    Com os poetas participantes da 1ª e 2ª edição, do projeto “Poesia na Praça Sete”, idealizado pelos poetas Rogério Salgado e Virgilene Araújo e realizado com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, ocorridas entre novembro/2006 a janeiro/2007 e agosto/2008 a janeiro/2009.

    Dia 21 de agosto de 2009 - de 15 ás 18 horas, na Praça Sete de Setembro - quarteirão fechado entre a Rua Tamóios e Av. Afonso Pena.



    Estarão se apresentando os poetas Deivid Junio e Luiz Leite. Nas Metáforas Poéticas – Sonoras e Criativas estará se apresentando Jackson Abacatu e convidados.



    *Poetas participantes do livro: Rogério Salgado, Virgilene Araújo, Cláudio Bento, Deiwson Magalhães, Graça Faisão, Heleide O. Santos, J. Franco, Jimi Vieira, Ênio, Júlio Emílio Tentaterra, Lis Monteiro, Lívia Tucci, Luiz Edmundo Alves, Márcia Simões, Marco Llobus, Milton César Pontes, Olegário Alfredo, Paulinho Andrade, Paulo César Barros, Ricardo Evangelista, Rodrigo Leste, Rodrigo Starling, Rosa Helena, Sidney do Carmo, Tânia Diniz, Terezinha Romão, Wagner Torres, Wilmar Silva, José Antônio Inácio, Wanderson Nov@ato, Wendell Quirino Pereira, Acácio Luiz Lopes, Jean Carlos, Santiago Dias, Cida Araújo, Adalgisa Manoel, Ana Alcântara, Toninho Leroy, Marco Alexandre, Eliane Fernandes, Luiz Antônio Leite, Márcia Araújo, Cláudio Márcio Barbosa, Guilherme Thiago, Luana Dandara, Valdinei do Carmo,Brenda Mar(que)s Pena, Jotagê, Dulce Batista, Bilá Bernardes e Said Oliveira.

    hadassaes@gmail.com

    ResponderExcluir